quarta-feira, 21 de novembro de 2012

5 DE DEZEMBRO - DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO

A Organizações das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário em 1985. A intenção da ONU era promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo. Um bom modo de promover essas ações é refletir sobre elas. Pode-se começar por estabelecer uma definição da palavra "voluntário".
Antes de mais nada, vale a pena recorrer ao dicionário. No Houaiss, aprende-se que "voluntário" vem do latim voluntarius e significa aquele que age por vontade própria, uma vez que voluntas, também em latim, quer dizer vontade. As Nações Unidas completaram essa definição ao aplicá-la a seu sentido social contemporâneo.
Segundo a definição da ONU, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."

 

Objetivos do Milênio

No ano 2000, depois de analisar os maiores problemas mundiais, a própria ONU estabeleceu os 8 Objetivos do Milênio no tocante ao voluntariado. Definiu as principais áreas de trabalho voluntário a serem estimuladas, com o intuito de solucionar definitivamente os problemas.
8 Objetivos do Milênio
1) erradicar a extrema pobreza e a fome;
2) atingir o ensino básico universal;
3) promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4) reduzir a mortalidade infantil;
5) melhorar a saúde materna;
6) combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
7) garantir a sustentabilidade ambiental;
8) estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.

O voluntário

Mas quem é o voluntário, afinal? Quem tiver vontade. Não é somente o especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Qualquer pessoa pode contribuir com suas capacidades, habilidades e dons. O voluntário doa sua energia e criatividade objetivando ajudar os outros.
Trata-se de uma atividade que gera a oportunidade de fazer amigos, de viver novas experiências, e conhecer outras realidades. O voluntário doa seu trabalho, mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas e a satisfação de se sentir útil.
Com a atuação crescente das Organizações Governamentais, o trabalho voluntário atingiu tamanhas proporções, que também precisou ser regulamentado. No Brasil, existe uma Lei do Serviço Voluntário, a lei 9.608, promulgada em 18 de fevereiro de 1998.

 

Voluntários da Pátria

Se hoje os voluntários se dedicam fundamentalmente aos serviços de assistência e bem estar social, já houve um tempo em que o voluntariado também teve um caráter militar. Durante a Guerra do Paraguai, criaram-se tropas de soldados que iam combater por livre e espontânea vontade: os Voluntários da Pátria.
Inicialmente, nos primeiros momentos da luta, o entusiasmo popular pela defesa do Brasil garantiu o alistamento significativo de voluntários. No entanto, com o passar do tempo e o prolongamento da guerra, o ânimo da população arrefeceu.
Por isso, o governo imperial passou a exigir dos presidentes das províncias cotas de voluntários, que deveriam recrutar. Ainda em 1865, os grupos de Voluntários da Pátria passaram a ser formados por gente recrutada a força

Fonte: educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/voluntariado.jhtm

CONVITE

CONVITE

Venha ser voluntário!
Venha fazer parte você também!

Estamos iniciando o processo de seleção dos novos voluntários que vão integrar-se ao Grupo Torpedos Mirim de Breu Branco.
O Grupo Torpedos Mirim agrega pessoas que concordam com a missão, objetivos, valores e campanhas da Organização União dos Torpedos de Educação Infantil e Juvenil do Pará. É uma forma das pessoas participarem ativamente das campanhas do Grupo Torpedos Mirim e realizarem atividades de engajamento publica, representando a extensão do Grupo para além das paredes dos encontros em nossa Sede.
Caso você tenha interesse e disponibilidade em tornar-se voluntário, participando ativamente de nossas atividades, preencha nossos formulários, e envie por e-mail para organizacoestorpedos@yahoo.com.br.
Maiores informações podem ser solicitada uma visita.


Junte-se a nós! Você pode fazer algo. Juntos faremos mais. 

FESTA DE NATAL

Dia 05 de dezembro estaremos realizando a FESTA DE NATAL das crianças do Grupo Torpedos Mirim com o apoio da Dow Corning Metais e Comitê de Voluntariado na Aseel Social - Vila/Tucuruí.
O Grupo Torpedos estará fazendo apresentações natalina e um Agradecimento aos Parceiros, Volunários e Amigos.
Neste dia, 05 de Dezembro, é comemorado o Dia Internacional do Voluntário. 


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PROGRAMAÇÃO DO 2º SEMESTRE

  • Dia 18 de agosto – Palestra sobre bullying – Palestrante: Tereza Lisboa – Local: Auditório do Hotel Aline (Início as 9h)
  • Dia 01 de setembro – Pintura da ONG Torpedos – Grupo de Voluntários – Material disponível na ONG (PRECISAMOS DE VOLUNTÁRIOS!).
  • De 03 a 06 de setembro – DDEs coletivos e visita a ONG Torpedos – Projeto Voto Cidadão (Parceria com a FIEPA)
  • Dia 06 de outubro – Matinê de Cinema – Comemoração do Dia das Crianças – Local: Moviecom Shopping Tucuruí
  • Dia 20 de dezembro – Natal das Crianças

sábado, 28 de julho de 2012

VISITA A SEDE DO GRUPO TORPEDOS

Nesta terça-feira, dia 31/07/2012 a equipe do Grupo Torpedos Mirim recebem a visita dos Diretores da Camargo Correa, e estamos otimistas que esta visita renderá bons frutos.

CONVITE DE INAUGURAÇÃO DA SEDE SOCIAL

Convite
        A União dos Torpedos de Educação Infantil e Juvenil do Pará, através de seu Presidente e Fundador Sr. Givanildo Peres Ferreira, tem a honra de convidar a todos os amigos, parceiros para a inauguração da sua Sede Administrativa “Sebastião Ferraz de Camargo”.
        Aproveite a oportunidade para conhecer as novas instalações que estarão disponíveis para atender a comunidade.

Data: 07/09/2012 às 17h30min
Local: Rua Bahia nº 15, Bairro Novo Horizonte – Breu Branco/PA

Agenda:
17h30min às 17h35min – ABERTURA: Cerimônia com Hino Nacional Brasileiro
17h35min às 17h45min – COMPOSIÇÃO DA MESA: Parceiros e autoridades presentes
 
17h45min às 18h00min – FALATÓRIOS: das autoridades e parceiros presentes
18h00min às 18h10min – AGRADECIMENTO: Discurso do Presidente e Fundador 18h10min às 18h20min – INAUGURAÇÃO da sede do Grupo Torpedos
18h30min - Coquetel de Inauguração   
          

GRUPO TORPEDOS REALIZARÁ REUNIÃO DE AVALIAÇÃO PARA SE REESTRUTURA E EVOLUIR

Com cerca de quatro mil entre crianças e adolescentes atendidos em 16 anos, o Grupo Torpedos Mirim realizará no dia 04 de agosto de 2012 uma reunião com diversos segmentos da sociedade civil organizada para uma avaliação e reflexão de seus trabalhos no Município de Breu Branco.
A medida tem como objetivo a evolução da entidade e o atendimento às mudanças socioculturais, educacional e social para atender as crianças e adolescentes e suas necessidades.   

ARRAIAL SOLIDÁRIO

Aconteceu no ultimo dia 07 de julho do corrente o 1º Arraial Solidário do Grupo Torpedos em parceria com o Comitê de Voluntariados da Dow Corning. A renda arrecadada será revertida nas Obras da sua Sede Social.









domingo, 24 de junho de 2012

ORGANOGRAMA ADMISTRATIVO DA UTEIJP


CARTA AOS MUNICÍPIOS DO SUL E SUDESTE DO ESTADO DO PARÁ (REGIÃO CARAJÁS)


CARTA AOS MUNICÍPIOS DO SUL E SUDESTE DO ESTADO DO PARÁ (REGIÃO CARAJÁS)


A UTEIJP União dos Torpedos de Educação Infantil e Juvenil do Pará é uma Organização Não-Governamental sem fins econômicos e nem vinculo com governos, sindicatos ou partidos políticos. A UTEIJP e também Reconhecida como de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº. 163 de 18 de março de 2002 e Estadual pela Lei nº. 6.789 de 31 de outubro de 2005, fundada em 14 de abril de 1997 através de seu Fundador e atual Presidente Givanildo Peres Ferreira e legalmente registrada em meados 2002.
        Tendo como missão desenvolver atividades para a concretização dos direitos da criança e do adolescente, através de seu trabalho no âmbito educacional, cultural, esportivo e social. Com este enfoque a UTEIJP vem fazendo de seu trabalho uma via de acesso às políticas públicas e apoio as crianças e adolescentes, possibilitando a orientação social e ao ingresso do processo de construção plena da cidadania.
        Fundada há quinze anos, a UTEIJP, propõe a executar encontros, seminários, congressos nas áreas da educação, saúde, cultura, esporte e ação comunitária, estabelecendo parcerias e prestando serviços junto a órgãos governamentais e não-governamentais, instituições, agências nacionais e internacionais e empresas privadas.
        A Diretoria Executiva Nacional da UTEIJP está lançando uma grande campanha de expansão de seus trabalhos nos Municípios da Região do Sul e Sudeste (Região Carajás) até meados de dezembro de 2012, com a intenção de ocupar espaço e fortalecer a entidade no Estado.
        Para atingir os nossos objetivos, todos sabem que muito está sendo feito dentro e fora de nosso Escritório em Breu Branco. Mas precisamos mostrar também aos nossos colaboradores, parceiros e militantes que a UTEIJP atual não é a mesma de anos atrás. Somos uma entidade RENOVADA, mas forte e com cara nova!
        Em primeiro lugar, queríamos mostrar que fazemos parte de uma grande família em busca de constantes renovações em sua caminhada. Com a criação dos Programas Sociais “Cidadãos do Futuro”, “Inclusão Digital Familiar”, “Jovens da 3ª Idade”, “Dança e Viva” e o “Encontro de Jovens do Sul e Sudeste do Pará” esse último referencia em todo o Estado do Pará, a UTEIJP vem produzindo um trabalho solidário, reconhecendo que estamos contribuindo para a mudança e melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes e das famílias atendidas pelo programas. Impulsionar essa vontade é sensibilizar e movimentar novos seguimentos e direcionar energia para ações competentes na busca de soluções e alternativas para a problemática em questão.  Este é o grande desafio a ser enfrentado por todos aqueles que se comprometem com a luta pelos direitos da infância e da adolescência.
        Para aqueles envolvidos no dia-a-dia da UTEIJP, nem sempre é fácil perceber a evolução da entidade nestes últimos anos. Com os trabalhos de todos, unidos com o objetivo de tornar a UTEIJP a mais eficiente entidade infanto-juvenil ativa no Sul e Sudeste Paraense.
        A UTEIJP completou no dia 14 de abril de 2012, quinze anos de história na Região do Sul e Sudeste do Pará, Felizes por chegarmos a esta marca.
        Queremos pessoas de todas as origens sociais, iremos transformar mentes simples em consciências politizadas, muitos em líderes e sonhadores. “E por isso e muito mais que queremos o apoio desta Associação e de todos os seus associados para lutar pela dignidade social e valorização dos direitos das crianças e adolescentes”. Não aceitamos mais viver sem saber o que “seria amanhã”, queremos ver o futuro ser construído com nossas mãos presentes, venha fazer parte dessa idéia.
        A UTEIJP, que queremos, busca em seu principio de formação a política da seriedade, da vida dupla, do olho no olho, em fim da clareza, e que todos possam seguir sua condição ideológica, respeitando e buscando o caminho do diálogo da transparência nas articulações de conjunturas locais, devendo sempre discutir com todos os desenhos e os objetivos de todos os desafios, para assim não prejudicar a entidade de ocupação de espaço através da valorização dos ideais.
        Em 2012 foi um ano de muitos e grandes desafios superados pela Diretoria, presidida pelo jovem Givanildo Peres, conduzido pelo desejo de conquistas.
        Iremos a cada Município do Sul e Sudeste do Pará implantar a semente da UTEIJP, para que produz o trabalho com a criança e o adolescente.
        Tenho certeza que comungamos dos mesmos sonhos, por que todos nós somos iguais a qualquer outro, nos diferenciamos pelos sonhos, convicções, idéias, esperança e coragem que carregamos incorporados a nossa alma, por isso devemos ser diferente com as diversas correntes ideológicas que surgirão para tentar nos corromper, nos ajustar dentro de um sistema em que repudiamos, e que somos contra. Por isso temos que ter a consciência firme, acima de tudo prezando pelos nossos valores, desvalorizando assim as idéias estragadas pelo poder da ganância, do orgulho e da inveja de quem trabalha no coletivo social. Somos uma nova safra de JOVENS SONHADORES E IDEALISTAS que não se rende e nem se acovarda diante da luta.
        Essa é uma grande oportunidade de conhecer o trabalho da UTEIJP, além de proporcionar uma ampla troca de experiência.
         Estaremos visitando a partir do mês de julho de 2012 em 07 (sete) Municípios para Implantar nossos Escritórios Regionais (Rondon do Pará, Marabá, São Domingos do Araguaia, Parauapebas, Tucumã, Xinguara e Redenção).
        Contamos ansiosamente com Vossa colaboração, despeço-me abraçando-a respeitosamente e emocionalmente, colocamo-nos a disposição para outros esclarecimentos.


NOSSOS PROFUNDOS AGRADECIMENTOS

A União dos Torpedos de Educação Infantil e Juvenil do Pará, por meio de seu Fundador e Presidente, Givanildo Peres Ferreira vem manifestar profundo agradecimento pela contribuição na compra de uma área de terreno e na construção da nossa sede.












UTEIJP, UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA

UTEIJP, UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA.

Sabemos que a UTEIJP “União dos Torpedos de Educação Infantil e Juvenil do Pará” não é uma entidade popular por si mesma, visto que a maioria dos jovens não tem acesso. Mas é inegável, também, que a UTEIJP pode ser uma entidade popular ou social se souber ter a recepção de que suas reivindicações específicas têm raiz e devem ser buscadas num contexto geral, ou seja, no modo de produção vigente na sociedade.
É necessário somarmos força nesta organização para que possamos avançar em nossas lutas a fim de garantir oportunidades de trabalhos sociais e atividades artísticas, esportivas e culturais para as crianças e adolescente sem discriminação de qualquer espécie.
Encontramos-nos, hoje, aprisionados por não estarmos unidos. É hora de dar as mãos e romper as amarras da acomodação. 

HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO DA ONG: 

Se você deseja compreender bem o Grupo Torpedos, tem que saber algo sobre o jovem que fundou a instituição.
Givanildo Peres Ferreira nasceu na cidade de Santa Inês, Estado do Maranhão a 11 de janeiro de 1981, um jovem cheio de sonhos, filho do Sr. Antonio Alves Ferreira da a Senhora Maria Helena Peres Ferreira. No Município de Breu Branco, Estado do Pará Givanildo teve a oportunidade de se dedicar inteiramente à estruturação e a organização da entidade, onde foi fundada a UTEIJP, que significa “União dos Torpedos de Educação Infantil e Juvenil do Pará”.
         A UTEIJP – União dos Torpedos de Educação Infantil e Juvenil do Pará, regionalmente conhecida pelo nome “Grupo Torpedos”, fundada em 14 de abril de 1997, através da iniciativa de Givanildo Peres Ferreira.
        O Grupo Torpedos surgiu nos moldes dos escoteiros, uma Organização Não-Governamental de direito privado, sem fins econômicos de caráter educacional, cultural, esportivo, beneficente e filantrópico.
        O Grupo Torpedos tem como missão, oportunizar as crianças e adolescentes a sua participação efetiva em atividades sócio-educativas, objetivando o desenvolvimento de resgate do processo de construção da cidadania.
        Em Breu Branco é o berço do Grupo Torpedos e atualmente atende 80 participantes entre crianças e adolescentes com faixa etária de 08 a 15 anos, beneficiando diversas famílias, em atividades: reforço escolar, capoeira, estudos bíblicos, dança, teatro e informática.
O Grupo Torpedos e Reconhecida como de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº. 163/02 de 18 de março de 2002, e Estadual pela Lei nº. 6.789/05 de 31 de outubro de 2005, e Registrada junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Breu Branco sob o nº. 005/05 de 05 de julho de 2005.
       Desde 1997, desenvolve atividades para a concretização dos direitos da criança e do adolescente através de seu trabalho no âmbito educacional, cultural, esportivo e social.
Com este enfoque a UTEIJP vem fazendo de seu trabalho uma via de acesso às políticas públicas e apoio as crianças e adolescentes, possibilitando a orientação social como um instrumento para a construção e o exercício da cidadania.
Para a UTEIJP, o fundamental é promover a apropriação social por diversos tipos de públicos, estimulando o pensamento critico e favorecido a participação de todos os segmentos da sociedade no desenvolvimento político, social e econômico de nosso País.
A primeira reunião da entidade foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Gonçalo Vieira” na cidade de Breu Branco, Estado do Pará, fruto de uma parceria entre os voluntários da comunidade. A divulgação da criação desta entidade atraiu um grande número de crianças e adolescentes querendo participar desta iniciativa. Com o amadurecimento do projeto, ficou evidente que a criação de uma Diretoria para a estruturação e a expansão da entidade já era possível.
Desde então a UTEIJP continua crescendo. Hoje, atuamos através de parcerias com organizações comunitárias, capacitando centenas de crianças e adolescentes. O trabalho da UTEIJP é hoje reconhecido nacional e internacionalmente, tendo recebidas diversas homenagens.
Crescemos muito ao longo desses últimos anos. Superamos desafios e aprendemos muito. Trabalho personalizado e a busca constante pela sinergia continuam sendo nossas marcas registradas. Crescer e não perder essas características, faz parte de nossos sonhos.
A UTEIJP cumpre sua missão de “SERVIR COM EXCELÊNCIA”, por meio da educação, formando cidadãos éticos, solidários e competentes.

A IMPORTÂNCIA DA UTEIJP

A UTEIJP tem uma dinâmica muito peculiar, quanto pela entidade decisiva, consideramos que a UTEIJP MUNICIPAL tem um papel fundamental na construção da mesma. São as CÉLULAS da UTEIJP Matriz. Portanto, são espaços de disputas de PROJETOS e possíveis conquistas.
Nosso papel é ocupar estes espaços e integrar o maior número de pessoas possíveis nas discussões, torná-las sujeitas do processo de transformação.
Porém, nem sempre é possível estar objetivamente na entidade, e isso não impede a atuação na UTEIJP. Devemos criar formas alternativas de organização, para além da institucionalidade como grupo, fóruns e etc.
Enquanto cada um de nós não tiver clareza destes passos e, principalmente, de massificar a entidade, nos encontramos numa crise de direção e a superação desta crise depende dos nossos compromissos com a luta dos oprimidos e a convicção de que a realização dos nossos sonhos é fruto de nossa CONSTRUÇÃO COLETIVA.

domingo, 20 de maio de 2012

PARCEIROS:




SEJA UM PARCEIROS DO GRUPO TORPEDOS MIRIM

  • Para ajudar o Grupo Torpedos Mirim, deposite qualquer quantia no Banco Brasil: Agência 4141-6 Conta Corrente 7.118-8 em nome da União dos Torpedos de Educação Infantil e Juvenil do Pará.
  • Caso queira fazer parte do voluntariado do Grupo Torpedos Mirim venham nos conhecer e proponha a sua ajuda.
  • Aos empresário que queiram ser parceiros em nossos Projetos sociais e na ajuda, entrem em conotato que marcaremos uma reunião.
  • Você pode ajudar o Grupo Torpedos Mirim divulgando nossos trabalhos, compartilhe o nosso blog nas redes sociais essa será uma grande ajuda.


ATIVIDADES SÓCIO-EDUCATIVAS





Espaço Torpedos Eventos Sociais e Corporativos

EM BREVE EM BREU BRANCO:

Com localização privilegiada, o Espaço Torpedos Eventos Sociais e Corporativos, oferece um espaço (ambiente) aconchegante e diferenciado e com atendimento singular, tornando-o apto a realizar festas e eventos sociais ou corporativos.
O Espaço Torpedos Eventos Sociais e Corporativos, foi planejado para atingir vários estilos de festas e eventos segmentados, a União dos Torpedos de Educação Infantil e Juvenil do Pará, responsável pelo espaço sempre se preocupa com a qualidade e colocam sempre em primeiro lugar a solicitação do cliente.
Na realização de festas ou eventos incluímos alguns ingredientes básicos e essenciais, bom atendimento, profissionalismo, responsabilidade, dedicação aliado a uma excelente relação custo e beneficio.
Com criatividade e flexibilidade, também personalizamos eventos de acordo com as necessidades de cada cliente

EVENTOS SOCIAIS:
Nesta opção, o cliente pode optar pela locação do Espaço com ou sem equipe de atendimento.
O Espaço Torpedos Eventos Sociais e Corporativos, facilmente se adapta e acomoda eventos sociais como: casamentos e debutantes informais, aniversários em todas faixas etárias, festas temáticas,etc.
De acordo com o número de convidados é possível a realização de casamento com cerimônia no local.
O Espaço dispõe de telão, projetor, e iluminação, totalmente adaptada para realização do evento.
 .
EVENTOS CORPORATIVOS:
Nesta opção, o cliente pode optar pela locação do Espaço com ou sem equipe de atendimento.
O Espaço Torpedos Eventos Sociais e Corporativos oferece espaço adequado para acomodar pequenos eventos corporativos, comerciais, como reuniões, show room, palestras, lançamento de produtos, treinamentos, etc..

ESTRUTURA
A estrutura oferecida e perfeitamente adequada para acomodar eventos sociais, informais e corporativos de pequeno e médio porte, até 150 convidados, dependendo o tipo de evento.
Além de festas sociais (debutantes, temáticas casamentos, noivados, batizados, etc), estamos preparados para receber eventos corporativos como lançamentos de produtos, reuniões de negócios, noite de autógrafos, assim como eventos culturais como exposições, lançamentos de livros, entre outros.
O Espaço Torpedos Eventos Sociais e Corporativos oferece também equipe operacional, que dá suporte em tempo real para todos os nossos eventos. O ESPAÇO possuí toillets, cozinha equipada. Dispomos também de um telão e projetor, para as mais variadas utilizações

Estamos com a previsão de inauguração do espaço no final do mes de julho de 2012.



sábado, 19 de maio de 2012

ATIVIDADES:

As atividades das crianças/adolescentes iniciadas nos segmentos de trabalho, orientados ainda nos princípios éticos, morais, de cidadania, na responsabilidade pessoal, no fortalecimento do vínculo familiar e, sobretudo na permanência e sucesso escolar.
          Todas as atividades que envolvem as crianças/adolescentes são discutidas, programadas e idealizadas nas reuniões mensais em horário oposto ao das aulas, que ocorrem com a participação de toda equipe pedagógica.