domingo, 24 de junho de 2012

UTEIJP, UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA

UTEIJP, UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA.

Sabemos que a UTEIJP “União dos Torpedos de Educação Infantil e Juvenil do Pará” não é uma entidade popular por si mesma, visto que a maioria dos jovens não tem acesso. Mas é inegável, também, que a UTEIJP pode ser uma entidade popular ou social se souber ter a recepção de que suas reivindicações específicas têm raiz e devem ser buscadas num contexto geral, ou seja, no modo de produção vigente na sociedade.
É necessário somarmos força nesta organização para que possamos avançar em nossas lutas a fim de garantir oportunidades de trabalhos sociais e atividades artísticas, esportivas e culturais para as crianças e adolescente sem discriminação de qualquer espécie.
Encontramos-nos, hoje, aprisionados por não estarmos unidos. É hora de dar as mãos e romper as amarras da acomodação. 

HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO DA ONG: 

Se você deseja compreender bem o Grupo Torpedos, tem que saber algo sobre o jovem que fundou a instituição.
Givanildo Peres Ferreira nasceu na cidade de Santa Inês, Estado do Maranhão a 11 de janeiro de 1981, um jovem cheio de sonhos, filho do Sr. Antonio Alves Ferreira da a Senhora Maria Helena Peres Ferreira. No Município de Breu Branco, Estado do Pará Givanildo teve a oportunidade de se dedicar inteiramente à estruturação e a organização da entidade, onde foi fundada a UTEIJP, que significa “União dos Torpedos de Educação Infantil e Juvenil do Pará”.
         A UTEIJP – União dos Torpedos de Educação Infantil e Juvenil do Pará, regionalmente conhecida pelo nome “Grupo Torpedos”, fundada em 14 de abril de 1997, através da iniciativa de Givanildo Peres Ferreira.
        O Grupo Torpedos surgiu nos moldes dos escoteiros, uma Organização Não-Governamental de direito privado, sem fins econômicos de caráter educacional, cultural, esportivo, beneficente e filantrópico.
        O Grupo Torpedos tem como missão, oportunizar as crianças e adolescentes a sua participação efetiva em atividades sócio-educativas, objetivando o desenvolvimento de resgate do processo de construção da cidadania.
        Em Breu Branco é o berço do Grupo Torpedos e atualmente atende 80 participantes entre crianças e adolescentes com faixa etária de 08 a 15 anos, beneficiando diversas famílias, em atividades: reforço escolar, capoeira, estudos bíblicos, dança, teatro e informática.
O Grupo Torpedos e Reconhecida como de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº. 163/02 de 18 de março de 2002, e Estadual pela Lei nº. 6.789/05 de 31 de outubro de 2005, e Registrada junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Breu Branco sob o nº. 005/05 de 05 de julho de 2005.
       Desde 1997, desenvolve atividades para a concretização dos direitos da criança e do adolescente através de seu trabalho no âmbito educacional, cultural, esportivo e social.
Com este enfoque a UTEIJP vem fazendo de seu trabalho uma via de acesso às políticas públicas e apoio as crianças e adolescentes, possibilitando a orientação social como um instrumento para a construção e o exercício da cidadania.
Para a UTEIJP, o fundamental é promover a apropriação social por diversos tipos de públicos, estimulando o pensamento critico e favorecido a participação de todos os segmentos da sociedade no desenvolvimento político, social e econômico de nosso País.
A primeira reunião da entidade foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Gonçalo Vieira” na cidade de Breu Branco, Estado do Pará, fruto de uma parceria entre os voluntários da comunidade. A divulgação da criação desta entidade atraiu um grande número de crianças e adolescentes querendo participar desta iniciativa. Com o amadurecimento do projeto, ficou evidente que a criação de uma Diretoria para a estruturação e a expansão da entidade já era possível.
Desde então a UTEIJP continua crescendo. Hoje, atuamos através de parcerias com organizações comunitárias, capacitando centenas de crianças e adolescentes. O trabalho da UTEIJP é hoje reconhecido nacional e internacionalmente, tendo recebidas diversas homenagens.
Crescemos muito ao longo desses últimos anos. Superamos desafios e aprendemos muito. Trabalho personalizado e a busca constante pela sinergia continuam sendo nossas marcas registradas. Crescer e não perder essas características, faz parte de nossos sonhos.
A UTEIJP cumpre sua missão de “SERVIR COM EXCELÊNCIA”, por meio da educação, formando cidadãos éticos, solidários e competentes.

A IMPORTÂNCIA DA UTEIJP

A UTEIJP tem uma dinâmica muito peculiar, quanto pela entidade decisiva, consideramos que a UTEIJP MUNICIPAL tem um papel fundamental na construção da mesma. São as CÉLULAS da UTEIJP Matriz. Portanto, são espaços de disputas de PROJETOS e possíveis conquistas.
Nosso papel é ocupar estes espaços e integrar o maior número de pessoas possíveis nas discussões, torná-las sujeitas do processo de transformação.
Porém, nem sempre é possível estar objetivamente na entidade, e isso não impede a atuação na UTEIJP. Devemos criar formas alternativas de organização, para além da institucionalidade como grupo, fóruns e etc.
Enquanto cada um de nós não tiver clareza destes passos e, principalmente, de massificar a entidade, nos encontramos numa crise de direção e a superação desta crise depende dos nossos compromissos com a luta dos oprimidos e a convicção de que a realização dos nossos sonhos é fruto de nossa CONSTRUÇÃO COLETIVA.

Nenhum comentário: