quarta-feira, 27 de abril de 2011

COMO FUNCIONA O TRABALHO VOLUNTÁRIO

No Brasil há algumas entidades beneficentes, porém elas ainda são muito pequenas e, na maioria das vezes, não possui programas de voluntariado. É importante esclarecer que qualquer pessoa que tem interesse pode ser voluntária, independentemente do seu grau de escolaridade ou idade, pois o principal e o mais importante é ter vontade e responsabilidade, mas é claro que a pessoa deve estar com a saúde em dia.
 Há no Brasil cerca de 4.850 entidades beneficentes cadastradas, porém não há pessoas voluntárias para tudo isso, por isso, a boa vontade e a disposição das pessoas é o que realmente importa nessa trabalho tão lindo e maravilhoso.
A incapacidade do Estado suprir com as necessidades básicas dos cidadãos, principalmente daqueles que são menos favorecidos, levou ao surgimento da iniciativa privada, a qual assume tarefas que antes eram exclusivas do Estado, o que é chamado de Terceiro Setor. Levou esse nome porque o Estado é considerado o Primeiro Setor e o Segundo Estado é aquele voltado à geração de lucros.
Por conta disso, organizações não governamentais e entidades filantrópicas substituem o serviço do Estado promovendo o que é necessário à população, por isso, é necessário pessoas dispostas a trabalhar e não ganharem dinheiro algum por isso e sim pela satisfação de ajudar ao próximo, por solidariedade.
Essa modalidade é conhecida popularmente como trabalho voluntário, cujo intuito é ajudar ao próximo.
Então, se você está à procura de ajudar sendo voluntária é só pesquisar na internet e verificar qual entidade é que se encontra mais perto da sua casa ou do seu trabalho ou que esteja dentro de sua cidade, verificando a área de atuação da entidade e qual a principal intenção de trabalho e depois vá conhecer pessoalmente como é feito o trabalho voluntário, o que ela necessita, como a entidade funciona e quais as principais tarefas e atividades que terá que fazer.
É importante ressaltar que o trabalho voluntário exige o mesmo grau de profissionalmente que uma empresa exige, por isso, seja humilde e faça o seu trabalho, pensando sempre no bem que está fazendo ao próximo e lembre-se que há regras a serem seguidas e jamais desanime, pois esse é um trabalho maravilhoso.
Além disso, há alguns trabalhos voluntários feitos desenvolvidos pelo governo para ajudar ao próximo, como por exemplo, a Escola da Família que consegue jovens que estão cursando um curso de graduação e que através de encontros feitos nos finais de semana ajudam a dar atividades às crianças carentes de diversas regiões do Brasil, ganhando assim do governo uma ajuda de 50% do valor da mensalidade do curso e os outros 50% são por conta da própria instituição de ensino que o aluno está matriculado.
O voluntariado é um assunto muito discutido atualmente. Vamos falar agora dos benefícios que ser voluntário traz para a sua vida, para o planeta e para os que você ajuda através do voluntariado.
Alguns benefícios que o voluntariado trará para a sua vida:
Ø  Desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional, com a descoberta de suas potencialidades;
Ø  Aumento da sua vida social, com o aumento do número de amizades;
Ø  Aprendizagem no que tange a desenvolver atividades sem desperdícios e com poucos recursos, o que faz com que você aproveite melhor o que está disponível;
Ø  Aprendizagem no que diz respeito ao trabalho em equipe, além de um maior desenvolvimento de sua disciplina;
Ø  Estímulo de sua formação social através das ações coletivas desenvolvidas;
Desenvolvimento do aprendizado através do contato com pessoas de vivencias diferentes;
Ø  Satisfação pessoal ao perceber que está fazendo a diferença, auxiliando a construir uma sociedade com mais justiça e igualdade.
Benefícios para a instituição:
Ø  O aumento de voluntários faz com que as organizações possam oferecer uma quantia maior de serviços à sociedade;
Ø  Os serviços já oferecidos são fortalecidos, uma vez que mais voluntários significam mais mãos na obra, com o aumento do numero de habilidades, de conhecimentos e de talentos;
Ø  Aumento da produtividade da instituição, uma vez que quanto mais voluntários a mesma tiver, mais pessoas poderão alcançar.

Benefícios para empresas que atuam no voluntariado:
Ø  Agrega valor a empresa que está engajada com trabalho voluntário;
Ø  Aumento da eficiência por parte dos funcionários no uso dos recursos cedidos pela empresa, além de maior desenvolvimento das habilidades, tanto profissionais quanto pessoas, por parte dos mesmos funcionários;
Ø  Aumento da visibilidade da empresa no mercado empreendedor, atraindo investimentos.

Fidelização do cliente, uma vez que o mesmo pode passar a preferir os produtos da empresa porque a mesma demonstra maior responsabilidade social.
Benefícios para a sociedade:
Ø  Aumenta a quantidade de pessoas que são ajudadas pelos programas sociais, uma vez que quanto mais voluntários, mais pessoas serão atendidas;
Ø  Redução dos problemas sociais e aumento da inclusão social, uma vez que os projetos podem tirar crianças e adolescentes das ruas, ensinando-lhes uma profissão e ensinando a como se desenvolver enquanto cidadão (ex. Afro-Reggae);
Ø  Melhora da qualidade de vida da sociedade como um todo, desde os voluntários até os atendidos.
Exemplos de atividades voluntárias: ler para deficientes, visitar hospitais, asilos, abrigos para crianças, além de muitos outros.
Como você pode ver ser voluntário traz muitos benefícios a todos. Você pode se engajar no voluntariado por conta própria, através da empresa onde trabalha da faculdade onde estuda, da igreja que freqüenta etc. Veja no que você pode ajudar os outros e junte-se já a turma do voluntariado! Todo mundo agradece.

(fontes: Dicas Grátis Brasil)

Nenhum comentário: